quinta-feira, 9 de maio de 2013

Como ensinar?


A escolha da profissão professor, exige muita dedicação, tempo, estudo, aprimoramento, planejamento de aulas, entre outras. A mais complexa é: ”como ensinar o meu aluno?”

Não há um manual de instruções que explique passo a passo de como fazer e ainda obter um resultado final satisfatório ou até mesmo excelente.
As pesquisas e estudos demonstram que para alcançar o resultado esperado na atribuição de “como ensinar” é imprescindível conter:
PLANEJAMENTO
Cada aula dada pelo professor requer planejamento prévio, pois, se não há planejamento o ensino e aprendizagem serão prejudicados.
O professor deve planejar novamente sua aula, quando o aluno não entender o que esta sendo explicado ou ensinado, de forma que facilite a assimilação;
O professor ao planejar suas aulas deve considerar a necessidade de um segundo e terceiro plano, caso o primeiro falhe;
O professor deve sempre elaborar suas aulas de forma que não limite o aprendizado de seu aluno;

O professor deve utilizar o livro como apoio do seu planejamento de aula e não limitar-se a ele;
O dever do professor é ensinar e do aluno aprender, por isso, o professor precisa organizar e elaborar bem os conteúdos para que essas funções não sejam comprometidas;

Todo ensino e aprendizagem devem ter direção e orientação do professor;

Em sala de aula o professor deve aprimorar conhecimentos já adquiridos estimulando a formação de novas ideias curiosidades e dúvidas, de modo que o professor possa organizá–las;

A aprendizagem do aluno deve ser organizada, elaborada e estudada pelo docente.

No planejamento de aula elaborado pelo professor, devem ser considerados os métodos que serão utilizados para alcançar o resultado estabelecido no planejamento.
O professor não deve somente ficar na teoria, deve demonstrar a prática no dia a dia;

Variar sempre os recursos á serem utilizados em sala de aula, tais como: imagens, mapas, lousas, maquetes, Datashow, música entre outras séries de recursos. O espaço (ambiente) também deve ser variado, conforme a aula, tais como: laboratórios, biblioteca, brinquedotecas, etc.

Saber provocar nos alunos o interesse a curiosidade e a dúvida;

Quando as aulas não são bem planejadas quanto ao método de ensino ocorrerá uma interferência na assimilação, resultado e rendimento do aluno;

Sempre citar hipóteses para que assim desperte o interesse e a curiosidade do aluno.

Bom essas foram algumas dicas do que o processo de ensinar deve conter. Lembrando que o papel do docente é provocar o desequilíbrio no aluno para que o mesmo aprenda por si mesmo conquistar a verdade; desenvolver vocabulários; provocar a busca de novas estratégias de compreensão. Saber que o professor que não leve a sério sua formação; aquele que não estuda não aprimorará seu conhecimento quanto a docência e não terá forças para coordenar as atitudes de sua classe, então a incompetência profissional desqualificará a autoridade em sala de aula.


Acesso em :https://www.google.com.br/search?q=paulo+freire&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46340616,d.dmg&biw=1280&bih=675&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=S4KMUZuNKrLd4APJn4CIDA#imgrc=0SGo4SRN7wmzhM%3A%3B1XYDxIjHtUrqPM%3Bhttp%253A%252F%252Frfidbrasil.com%252Fblog%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252Fpaulo_freire.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Frfidbrasil.com%252Fblog%252Findex.php%252Facervo-digital-disponibiliza-obra-de-paulo-freire%252F%3B650%3B33010/05/13 às 02:15.
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção”.
(Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia pág:47)

Por: Stéfanne Correia

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