quinta-feira, 9 de maio de 2013

Violência e alguns desafios mais


           Um dos desafios para o Professor hoje é a violência na escola. Com o passar dos anos os alunos foram perdendo o respeito e praticando violência contra os professores e colegas de classe. Nestes casos o professor já não tem o respeito desses alunos e violências, bullying, exclusão racial, descriminações, preconceitos étnicos e demais acontecem. A emancipação do aluno é tamanha que muitas vezes o Professor está alí, mas é como se não estivesse. Como vemos na ilustração acima.
_________________________________________________________________________

link de acesso em 10/08/13 às 2:08
          A educação que deveria ser plantada no lar, pelos familiares, passa a ser responsabilidade dos professores que, além da responsabilidade de educar e transmitir conhecimento foram tornando “empresas” e os alunos e pais “Clientes”. Logo, a “empresa” só atende as vontades dos “clientes” e faz tudo para satisfazê-los. Esse tipo de situação faz  com que o Professor enquanto Profissional não desenvolva todas as suas habilidades, ou não consiga repassar o conteúdo programado, além da desmotivação e pressão dos clientes e "fornecedores" para com a empresa.
__________________________________________________________________________________
 Essa tal desmotivação que não devemos deixar chegar, não só na profissão docente, como em outras áreas da vida, quanto ao professor no exercício da profissão o que fazer para que dê certo? para driblar adversidades? e quanto ao aluno que é sempre um desafio? Quando esse desafio está fora do nosso planejamento e da nossa realidade?Tomamos por exemplo a Professora Erin de "Escritores da Liberdade, 2007" Ela tinha, alunos desmotivados, desinteressados, problemáticos, oprimidos, ignorados, ignorantes e amendrontados. Tinha a instituição de ensino onde trabalhava, menos interessada nos aluno do que eles mesmos, sem apoio em nenhum dos lados, observamos nesta história real uma Professora com P maiúsculo, vejamos, Erin cativou os alunos, conquistou a confiança deles, e mais, transmitiu o conteúdo programado e foi além, esse é o tipo de exemplo que devemos tomar frente as adversidades no dia-a-dia do docente. Quanto a mais detalhes sobre o Sucesso de Erin, bem, assitam o filme..!



Por: Karen Sato

Nenhum comentário:

Postar um comentário