sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como Surgiu o dia dos professores em nosso País?

      Bom galerinha, alguém já parou para pensar o que comemoramos no dia 15 de outubro? Para falar a verdade na maioria das vezes lembramos desta data, quando somos crianças que é O DIA DOS PROFESSORES, onde agradamos com maçãs, caixas de bombons e outros presentinhos. Mas você já parou para pensar como surgiu a idéia de comemorar esta profissão?
     È muito interessante e poucas pessoas sabem o porque desta comemoração no dia 15 de outubro no Brasil, pois em 1827 (dia dedicado a educadora Santa Tereza D'ávila), na época em que Dom Pedro 1°, decretou o ensino elementar em nosso país, pois exigia em que todas as vilas, povoados e cidades adquirissem a educação de 1°letra, onde seus alunos teriam forte conhecimento em descentralização, matérias básicas(português e matemática), o porque de se tornar professor, o salários dos professores e saberem como eram contratados seus professores. Naquela época já se tinha noções inovadoras e revolucionárias, porém teria sido uma das melhores coisas se tivessem sido cumpridas na época.
     Somente 120 anos depois em 1947, ocorreu a primeira comemoração da data em dedicação ao professor, começou em São Paulo em uma escola de pequeno porte, na rua Augusta n°1520, onde já existia na época o estádio Caetano de Campos conhecido por "caetaninho", como as férias em ano letivo tinham somente 10 dias em todo ano, quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia para de parada, para evitar a preguiça e também usar este dia como um acordo, para decidir o que manter de ensino até o fim do ano letivo. O professor Becker sugeriu o encontro para o dia 15 de outubro, data em que na sua cidade de origem os alunos levavam doces de casa para uma pequena festa. Com os professores Alfredo Gomes, Antonio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava posta e começou a se expandir em todo Brasil.
     A confraternização visou grande sucesso e acabou sendo espalhada cidade e pelo país nos anos seguintes até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar em 14 de outubro de 1963. Os lugares de ensino farão festas em que se comemore a função de mestre na sociedade moderna e tendo em vista seus alunos e famílias juntos nesta comemoração.

Por: Daniele Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário