quinta-feira, 9 de maio de 2013

Educação na Mídia

Atualmente a área pedagógica é vista como uma profissão não muito sonhada, uma profissão desvalorizada. Há até quem questione a escolha de quem quer ser professor, focando apenas nas dificuldades enfrentadas não vendo o lado bom, o amor, o carinho, as experiências, o aprendizado que se adquire ao trabalhar com essa área.

Nós docentes devemos ter em mente que a profissão não se baseia somente em dar aulas, aguentar crianças dia todo, ela se baseia em constituir fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social, cidadãos com competências e habilidades na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar.

Acredito ser a preparação do educador uma das responsabilidades mais nobres existentes em uma sociedade. Como seres humanos, estamos destinados ao aprendizado e á construção de conhecimentos anteriores.


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O pedagogo é preparado para pensar a Educação em seus vários aspectos. Muitos dizem que ser professor é muito fácil, pois se trata de se ocupar do início de aprendizado simples, sem grandes sofisticações. Pode-se mesmo acreditar que qualquer um cuida de criança e qualquer um ensina as primeiras letras e os primeiros cálculos. Isto só se poderia considerar por desconhecimento do que significa Educação e o cuidar. Para ensinar um saber devemos dominá-lo.

O ensinar trabalha não só com o dado saber como são as formas de permitir que o outro construa seu conhecimento. O domínio de um saber não basta para que o outro construa seu conhecimento. O professor precisa criar situações didáticas que favoreçam o conhecer, o aprender. Isto é, o professor é responsável por fornecer subsídios para que cada ser construa seu conhecimento. Deve lidar hoje com gestão de conhecimentos e de pessoas, que ultrapassa o fornecimento de dados prontos. Lida não só com as construções atuais como projeções futuras e com um ser dotado de vivências próprias paralelas e anteriores; com sonhos e simbolismos.

É um profissional que deve dominar questões teóricas complexas para entender o sentido da Educação e ao mesmo tempo entender as metodologias e práticas de ensino que lhe permitam construir um saber prático profissional. Deve sempre se perguntar: Para que serve o conteúdo? Por que devo ensinar? O que ensinar? Como vou fazer?
Somente com esses métodos conseguiremos oferecer oportunidades educacionais aos nossos alunos para construir e reconstruir saberes do pensamento reflexivo e critico entre transformações sociais e a formação humana; para termos a compreensão sem se deixar levar por anúncios publicitários, por opiniões “preconceituosas” da mídia.

Os professores devem ser considerados como autores da transformação da qualidade social da escola, compreendendo contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Sem nós professores como seria a educação de nossas crianças?

Por: Juliana Castilho

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